Clique para ativar o zoom
Carregando...
Não encontramos resultados
Visão Roteiro Satélite Híbrido Terreno Minha localização Tela cheia Anterior Próximo
Busca Avançada
Os resultados da sua pesquisa

Exame: As 35 cidades mais igualitárias do Brasil

 de Felippe Alfredo em 21 de abril de 2015
Comentários:0

Dois Irmãos em 8º Lugar!

Matéria da Revista Exame em 14/4/2015

Os municípios com menos exclusão social do país

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, é a mais igualitária de todo o território brasileiro. Isso quer dizer que ela concentra os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, de acordo com o Atlas da Exclusão Social no Brasil.

Segundo o levantamento, todas as 35 cidades com os menores índices de exclusão social ficam nos estados de Santa Catarina (com 13 municípios), Rio Grande do Sul (13 municípios) e São Paulo (9 municípios). O estudo foi organizado por Alexandre Guerra, Marcio Pochmann e Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez.

Para chegar a essa lista, os autores elaboraram um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência. Cada um desses itens recebeu um peso dentro do IES, conforme a tabela abaixo:

ÍndicePeso
Pobreza17%
Emprego17%
Desigualdade17%
Alfabetização5,7%
Escolaridade11,3%
Juventude17%
Violência15%

Todos os dados foram retirados dos Censos demográficos do IBGE de 2000 e 2010. A exceção são os dados de violência, que vieram do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.

As informações encontradas nestas fontes foram transformadas em índices de 0 a 1, sendo que as piores condições de vida equivalem aos valores próximos de 0, e as melhores correspondem aos valores próximos de 1. O mesmo raciocínio vale para o Índice de Exclusão Social.

Navegue pelas fotos acima para conhecer cada uma das 35 cidades mais igualitárias do país. Além do IES, estão disponíveis os indicadores de cada município para todos os quesitos analisados no ranking.

8º – Dois Irmãos (RS) – Índice de Exclusão: 0,825

MunicípioDois Irmãos
UFRS
Posição no ranking de menor desigualdade
Índice de Exclusão0,825
Índice de Emprego0,897
Índice de Pobreza0,98
Índice de Desigualdade0,811
Índice de Alfabetização0,951
Índice de Escolaridade0,491
Índice de Juventude0,669
Índice de Violência0,962
Compartilhar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Comparar

×
Nos Chame No Whatsapp!